Estatuto Editorial

O Green eFact é uma publicação de informação digital que nasce da necessidade identificada e crescente de informação validada, certificada, escrutinada sobre três grandes áreas que serão cada vez mais relevantes para o futuro de todos nós: Sustentabilidade, Alterações Climáticas e Energia.

A produção de literacia relevante, verificada e que ajuda a perceber as diferentes variáveis destas macro-questões é um dos grande objetivos do Green eFact. Os artigos serão apresentados com uma linguagem interativa e visualmente impactante – abordagem fundamental para conseguirmos captar o público mais jovem.

Outro grande objetivo deste projeto jornalístico é procurar a verdade, combater a desinformação e oferecer aos cidadãos um conjunto de informações factuais, devidamente validadas e sustentadas de forma transparente e objetiva que lhes permitam agir e tomar decisões de forma ainda mais consciente e informada.

O Green eFact estará permanentemente atento à desinformação e às inverdades postas a circular sobre os temas que acompanha e reporá a verdade – sempre com informação fundamentada, transparente, validada, oficial. Sem fontes anónimas, sem rumores, mas apenas com factos provados, fundamentados e fontes oficiais e identificadas.

A nossa equipa redatorial é composta por jornalistas com comprovada experiência no tratamento destes temas, independentes, sem ligações empresariais ou político-partidárias.

O Green eFact é completamente independente. Não temos qualquer ligação a organizações ambientais, políticas ou qualquer outra. Os nossos compromissos são para com os leitores e a verdade. São os leitores que servimos. Ninguém mais.

Não queremos errar, tudo faremos para o evitar mas quando e se acontecer iremos reconhecê-lo e dar-lhe o devido destaque no espaço do jornal.

A forma como vamos apresentar as notícias está pensada, desde a génese do projeto, para funcionar em pleno nos dispositivos móveis que são, hoje, os principais meios de consumo de informação dos cidadãos.

O Green eFact apresenta-se como um jornal inovador, visualmente apelativo, vocacionado para o desenvolvimento de soluções inovadoras, surpreendentes e cativantes que acompanham e aproveitam as virtudes das novas tecnologias, nomeadamente a Inteligência Artificial.