O sistema de transportes é crucial, mas a União Europeia indica que é também um dos mais poluentes e de maior crescimento nas últimas décadas. A Agência Europeia do Ambiente destaca que o setor é atualmente responsável por 25% das emissões de gases com efeito de estufa. No setor dos transportes, 78,63% das emissões provém do transporte rodoviário, 9,51% do marítimo e 10,58% da aviação. O transporte ferroviário fica com 1,28% das emissões de gases. Para travar a tendência evolutiva de emissões de gases com efeito de estufa nos transportes, o Pacto Ecológico Europeu determina a redução em 55% até 2030 face aos níveis de 1990. Para tal é necessária uma rede moderna com soluções mais sustentáveis apoiadas em alternativas mais limpas e com preços acessíveis.

É necessário apostar na economia circular ligada à questão energética para se conquistar uma mobilidade mais sustentável. O objetivo é reduzir o desperdício e os resíduos ao mínimo enquanto se cria mais valor. Na Suécia, por exemplo, existem autocarros movidos a biometano obtido através de resíduos dos esgotos residenciais. Já em Portugal a PRIO Ecowaste recolhe óleos alimentares usados (OAU) para a produção de biocombustível.Assim, qualquer pessoa pode depositar os OAU em oleões instalados em estações de serviço da PRIO ou nos municípios. Dá-se então a recolha e o transporte para locais onde vão ser pré-tratados e transformados em biocombustível da PRIO. Este é um combustível mais sustentável feito com base num resíduo muito poluente. Afinal, um litro de OAU polui 1 milhão de litros de água. 

O modo de vida atual exige um consumo energético cada vez maior. A dependência de petróleo resulta num aumento da emissão de gases com efeito de estufa e no agravamento das alterações climáticas. Para travar a espiral de poluição, o Pacto Ecológico Europeu reforça a importância dos combustíveis verdes. É o caso dos biocombustíveis, do HVO e também dos combustíveis sintéticos. Estas alternativas são menos poluentes do que os combustíveis fósseis e são compatíveis com a tecnologia atual dos meios rodoviários, marítimos e de aviação. A Comissão Europeia pretende impulsionar a produção destes combustíveis e prevê a sua implementação gradual nos sectores de mobilidade.

Metas para a produção e incorporação de biocombustíveis na aviação e transporte marítimo (combustíveis verdes)

Para se alcançar as metas estabelecidas pela Comissão Europeia para um futuro mais saudável, seguro e sustentável é fundamental um investimento na transição energética. Uma mudança deste género não é inédita na história da humanidade. Afinal, o mundo já teve a madeira como principal fonte energética, passando para o carvão no século XIX e para o petróleo no século XX. Chegou a vez das soluções verdes. Implementar a transição energética na mobilidade pressupõe uma maior produção de alternativas às fontes mais poluentes. Os biocombustíveis, o hidrogénio verde, o biometano e os combustíveis sintéticos são algumas das soluções já encontradas. As análises e testes feitos a cada uma destas soluções provam que emitem menos gases com efeito estufa no seu ciclo de vida.

Mudam-se os tempos, mudam-se as energias.

A PRIO vai além da oferta de combustíveis líquidos convencionais, carregamento de veículos elétricos e abastecimento de veículos a gás. Como maior produtora de biocombustíveis em Portugal, dispõe do ECO Diesel, com melhor performance, menor consumo e que permite reduções de emissões de gases com efeito de estufa até 18%. Sabe mais sobre o ECO Diesel aqui.