Parceiros Fundadores

Estas são as instituições que, desde o primeiro momento, numa fase ainda embrionária do projeto Green eFact, reconheceram a mais-valia da iniciativa e decidiram fazer uma aposta forte para promover a sua concretização.

Conheça os nossos parceiros fundadores e as principais ações de sustentabilidade que cada um destaca na sua atividade.

A Sonae tem como propósito criar um impacto positivo e duradouro na economia, nas pessoas, nas comunidades e no planeta. Com um portefólio diversificado de negócios nas áreas do retalho, serviços financeiros, tecnologia, investimentos, imobiliário e telecomunicações, os desafios ambientais e sociais são constantes, mas a Sonae combina o seu expertise diversificado e maximiza-o, para moldar o futuro que todos queremos e precisamos.

Enquanto multinacional e uma das principais empresas empregadoras em Portugal, a Sonae, reconhece que tem um papel maior a desempenhar e está comprometida em investir na melhoria contínua. Tem uma convicção clara de que negócios justos podem contribuir para a prosperidade compartilhada. Por isso, assume hoje o desafio, de promover mudanças positivas que nos permitam juntos, criar um amanhã melhor para todos.

A assinatura da Sonae “Shaping tomorrow, today” evidencia o compromisso do grupo com o futuro, e traduz-se diariamente numa gestão assente em critérios ESG, com targets claros que impactam toda a cadeia de valor e que se organizam em 4 grandes eixos:

Valorizar a Biodiversidade e a Água
Promover a sua proteção, restauro e regeneração

Promover a Circularidade
Busca constante de novos modelos de produção e consumo
Assegurar a preservação dos recursos e sistemas naturais

Potenciar o Desenvolvimento Humano
Assegurar um ambiente Diverso, Inclusivo e Justo
Para colaboradores e comunidades onde atua

Acelerar a Descarbonização
Combater as Alterações Climáticas
Caminhas no sentido da independência dos combustíveis fósseis

 

Milhões de toneladas de plástico…. reutilizado! Sim, leu bem. A Coca-Cola, com operações em mais de 200 países e territórios, usa cada vez mais garrafas produzidas a partir de plástico reciclado. A marca está empenhada em proteger o Planeta e diminuir cada vez mais a sua pegada ecológica com ações concretas em 6 grandes áreas de ação, para concretizar até 2023. Estas são algumas das mais impactantes:

Água
Atingir os 100% de regeneração deste recurso em 175 instalações da marca
Promover, com parceiros locais, a melhoria da qualidade de 60 bacias hidrográficas
Devolver 2 biliões de litros de água à natureza e às comunidades

Portfolio
Oferecer produtos com pouco açúcar adicionado
Oferecer mais bebidas com benefícios nutricionais e que promovam o bem estar

Embalagens
Embalagens 100% recicláveis até 2025
Recolher e reciclar uma garrafa ou lata por cada uma vendida
Reduzir o consumo de plástico virgem em 3 milhões de toneladas métricas até 2025
Pelo menos 25% das bebidas vendidas no mundo em embalagens reutilizáveis, para reenchimento

Clima
Reduzir o total de emissões em 25%
Objetivo zero emissões até 2050

Agricultura sustentável
Ingredientes agrícolas prioritários de origem 100% sustentável

Pessoas e Comunidades
Liderança feminina de 50% globalmente
Alinhamento de raça/representação étnica com os resultados recenseamento nos EUA, em todos os móveis hierárquicos

Como fazer a diferença num setor tipicamente poluidor? A Prio aproveita a vantagem de ser uma empresa recente para alavancar essa agilidade e apostar em estar mais à frente. É já a maior produtora de biocombustíveis em Portugal e uma das maiores na Europa ao nível do biodiesel.

As questões ambientais são olhadas como uma responsabilidade ‘acrescida por sermos uma empresa de comercialização e distribuição de combustíveis’. A Prio procura minimizar a sua pegada ecológica com ações concretas e, sobretudo, na gestão das operações diárias.

Energia solar
São já 59 os postos Prio equipados com painéis solares. A energia produzida por estes postos equivale ao consumo de quase 600 família e evita a emissão de mais de 100 toneladas de CO2, por ano.

Prio Ecowaste
Num cenário em que menos de 10% dos óleos alimentares usados são recolhidos e encaminhados corretamente, a Prio desenvolveu o programa Prio Ecowaste para a recolha detestes resíduos, posteriormente aproveitados para a produção de biodiesel.

Transição energética
A Prio está empenhada em trilhar e acelerar o caminho da transição energética, através de um portfólio de produtos como: ECO Diesel, ZERO Diesel, Diesel B30, PRIO Electric, GPL
Auto, Gasolina E85, Hidrogénio verde.

 

‘Mais’ é a palavra dominante na estratégia de sustentabilidade do Lidl, assente em 3 grandes pilares. ‘Mais para o Planeta’; ‘Mais para a comunidade’; Mais para si’. Com toda a cadeia de valor em mente, o Lidl está a preparar-se para o futuro, todos os dias. Um futuro que está em harmonia com o ambiente, que coloca as pessoas no centro das nossas ações e que contribui para um consumo mais sustentável.

Mais para o Planeta
Pilar estratégico focado no respeito pela biodiversidade como caminho para a promoção do ar limpo, a água pura e solos férteis, ou seja, a base das nossa alimentação. A proteção do clima, através da redução e eliminação e compensação das emissões de gases com efeito estufa. Um caminho feito com a crescente oferta de produtos com menor impacto ambiental. A conservação dos recursos também cabe neste pilar, concretizada através da busca con estante por soluções de economia circular inovadoras, poupança de água doce e extração sustentável de matérias-primas.

Mais para a comunidade
A proteção dos Direitos Humanos, igualdade de oportunidades e condições de trabalho equitativas são questões prioritárias para o Lidl. A saúda, seja no trabalho ou em casa, e a promoção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis são outras questões fundamentais na gestão do Lidl.
A permanente abertura para o diálogo, seja com parceiros, colaboradores ou clientes, permite ao Lidl reforçar, através do diálogo, a sensibilização dos seus stakeholders para as questões da sustentabilidade e a necessidade de adição de comportamentos cada vez mais sustentáveis.

Mais para si
O compromisso é sério, sólido e exige constante busca de soluções inovadoras: oferecer aos clientes produtos com menos açúcar e que sejam mais produtos biológicos, promovendo a saúde e bem estar e, ao mesmo tempo, protegendo o ambiente.

 

 

A EGF, empresa do grupo MOTA-ENGIL/URBASER dedicada à recolha e tratamento de resíduos domésticos urbanos, desenvolve – lado a lado com a sua operação corrente de tratamento e valorização de resíduos – campanhas de informação e outras iniciativas com o objetivo de promover novos hábitos junto das comunidades.

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU), servindo uma população de 6,3 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal.

A EGF promove campanhas ambientais que apostam na diversificação da educação e comunicação ambiental junto de vários públicos.

Linha da reciclagem
Atendimento gratuito e permanente, sem custos para o utilizador, para tirar todas as dúvidas sobre os processos de separação de resíduos e sua reciclagem.

Toneladas de Ajuda

A campanha Toneladas de Ajuda, consiste em valorizar os resíduos recicláveis que as instituições inscritas queiram entregar, nomeadamente embalagens plásticas, metálicas, papel, cartão e embalagens de vidro, em troca de uma contrapartida financeira.

Recycle Bingo
Aplicação móvel que promove o conhecimento e a mudança de hábitos dos mais jovens. Um jogo que oferece EcoMoedas aos que conseguem as melhores pontuações. Jogar, aprender e – mais importante – garantir novos hábitos mais sustentáveis e respeitadores do Planeta.

Programa Ecovalor
Desenvolvido com o objetivo de promover boas práticas ambientais nas escolas de todo o País, que premeia as entidades que melhores resultados apresentam. Isto é, as escolas que mais separaram os resíduos em cada ano letivo. São promovidas ações de sensibilização ambiental, visitas às instalações das concessionárias, o concurso recicla e ganha que dá prémios, e recentemente uma parceria com a Escola Electrão e outra com a Escola Amiga da Criança.

Comércio a reciclar
Ação de proximidade com os estabelecimentos do canal HORECA, comércio e serviços, para, nas áreas abrangidas pelas concessionárias da EGF, apoiar aquelas entidades no desejável caminho de uma cada vez maior e mais eficiente separação das embalagens usadas.

O papel da Sociedade Ponto Verde tem sido central na mudança de mentalidades e na alteração dos hábitos dos portugueses rumo a um futuro mais sustentável. Com permanentes ações de sensibilização, a constante partilha de informação sobre o estado da separação de resíduos.

A quantidade imensa de informação útil produzida – e disseminada nos mais diversos meios – dirigida ao público em geral e aos produtores, tem feito a diferença. Estes são alguns exemplos do empenho da Sociedade Ponto Verde na literacia e partilha de conhecimento:

Academia Ponto Verde
Plataforma digital dirigida a alunos e professores de vários níveis escolares, aqui encontram dicas, ideias, vídeos, jogos e tudo o que precisam para introduzir o tema da reciclagem dentro e fora da sala de aula.

Reciclagem num Minuto
Tudo o que precisa de saber num conjunto de 14 vídeos curtos de animação que respondem a todas as principais dúvidas sobre o tema.

Campanhas
Todas as campanhas audiovisuais da Sociedade Ponto Verde ao longo dos anos está aqui disponíveis. Para recordar, rever conceitos e tirar dúvidas sobre as segundas vidas dos resíduos

Reciclar é para o bem
A apresentadora Isabel Silva é a face desta série de vídeos com informação relevante sobre a importância da reciclagem.

Ponto Verde Lab
Este projeto da Sociedade Ponto Verde tem o objetivo de trazer inovação nas ideias, processos, mecanismos e resultados ao Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), promovendo a redução do impacto ambiental em todas as etapas da reciclagem.

Recicla
Revista online com um conjunto de conteúdos sobre diversas facetas do nosso quotidiano, com histórias inspiradoras, dicas úteis, sugestões notícias e muito mais , sempre com a premissa da sustentabilidade.