Branded Content interativo e relevante

voltar

Não pode colocar todo o tipo de vidro no ecoponto verde?

É um erro comum pensar que tudo o que é vidro pode ser colocado no ecoponto verde.

Contudo, a reciclagem só é feita no caso de garrafas, frascos e boiões feitos deste material. Quaisquer outros vidros – desde espelhos a copos partidos – devem ser depositados no lixo comum. Isto porque a composição química deste tipo de produtos os torna resistentes a temperaturas elevadas.

No caso dos espelhos, por exemplo, existe uma camada de elementos químicos que é de difícil separação do vidro, impossibilitando o processo de reciclagem.

Espelhos a copos partidos devem ser depositados no lixo comum

Se colocarmos objetos de vidro não recicláveis no ecoponto verde – como frascos de medicamentos ou loiças -, podemos comprometer um lote inteiro de vidro reciclado. Importa por isso esclarecer quais os materiais que são elegíveis. Os operadores da Linha da Reciclagem estão disponíveis para o ajudar.

Alguns exemplos de vidros que nunca devem ser colocados no ecoponto verde: 

  • Ampolas de medicamentos
  • . Cerâmicas
  • . Lâmpadas 
  • . Cristais

No caso destes produtos, o lixo comum é o destino mais adequado, tendo em conta que, atualmente, ainda não existe forma de os valorizar.

 

As lâmpadas devem ser colocadas no lixo comum

Uma dúvida comum: E se as garrafas de vidro tiverem resíduos, como gordura? Nesses casos, importa garantir que a garrafa está vazia, e que não existe necessidade de a lavar, uma vez que a gordura não inviabiliza a reciclagem. 

Se a tampa da garrafa for metálica, deverá ser colocada no ecoponto amarelo. Isto porque este tipo de material pode interferir no processo da reciclagem e, consequentemente, na qualidade final do produto.

Quem nunca guardou dezenas de boiões de vidro em casa para o caso de serem necessários no futuro? E quantas vezes os usámos? Pois bem, caso se identifique, porque não pegar nestes frascos – ou na maioria deles – e levá-los até ao ecoponto verde mais próximo? Desta forma, permitirá que ganhem uma nova vida, contribuindo para a preservação de recursos, poupança de energia e redução da poluição ambiental.

A grande vantagem do vidro, além de ser 100% reciclável, é que pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder as suas qualidades. Deste modo, esta deve ser, sempre que possível, uma alternativa ao plástico.