Branded Content interativo e relevante

voltar

As tampinhas devem ser colocadas em conjunto com as garrafas de plástico no ecoponto amarelo?

Guião para reciclar garrafas de plástico. 

Em primeiro lugar, é necessário retirar a tampa e espalmar a garrafa, de modo a reduzir o volume. Após esse processo, a tampa deve ser novamente colocada, de modo a evitar que não se perca durante o processo. Nota importante: as garrafas não precisam de ser limpas. Se ainda tiverem algum líquido, basta que o escorra antes de as colocar no ecoponto amarelo.

E se se tratar de uma garrafa com tampa de origem vegetal? O processo deverá ser o mesmo. Mas para as tampas sem garrafa e com tamanho inferior a 5 cm, essas devem ser colocadas no lixo indiferenciado.

As tampas sem garrafa com tamanho inferior a 5 cm devem ser colocadas no lixo indiferenciado

Ora, se as embalagens de plástico devem ser colocadas no ecoponto amarelo, outros objetos feitos com este material já merecem uma seleção mais atenta. Isto porque podem ter características específicas que os tornam menos aptos à reciclagem ou podem estar em condições que não permitam este processo.

Por exemplo, no caso dos plásticos que não são embalagens e se destinam à indústria ou agricultura, é necessária uma análise prévia por especialistas, de modo a determinar se podem ser reciclados. A Linha da Reciclagem é, nestes casos, uma excelente ajuda.

De acordo com a ONU, a reciclagem é uma das principais formas de diminuir a poluição de plástico nos oceanos. Ao reutilizarmos e reciclarmos o plástico que usamos, em vez de o descartarmos após uma utilização, estaremos a contribuir para a conservação dos recursos marinhos, tendo em conta que a grande maioria do lixo encontrado nos oceanos é composto de diferentes polímeros plásticos. Aliás, segundo o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, 49% do lixo nas águas é plástico de utilização única.

49% do lixo nas águas é plástico de utilização única