Branded Content interativo e relevante

voltar

Portugal é o quarto país da União Europeia que mais desperdiça comida

É verdade. Segundo o Eurostat, em 2020, os portugueses desperdiçaram 184kg de comida por habitante. Quase 60kg acima da média europeia. Os valores do desperdício são mais baixos na agricultura e nas pescas, mas mais elevados no setor doméstico, devido ao desperdício das famílias.

Todos os anos são desperdiçados 59 milhões de toneladas de alimentos da União Europeia, o que, em termos económicos, represente perdas de 132 milhões de euros. Um dado especialmente preocupante tendo em conta o elevado número de famílias que vive em situação de pobreza e com dificuldade em conseguir uma alimentação de qualidade.

O desperdício alimentar representa também um impacto muito significativo no ambiente. A produção de comida tem uma pegada ambiental considerável e é responsável pela emissão de gases nocivos para o planeta.

Outro fator nocivo para o ambiente resulta do processo de decomposição dos alimentos, sobretudo quando são depositados em aterros. Nesses casos, os desperdícios alimentares emitem gases com efeito estufa.

Todos os anos são desperdiçados 59 milhões de toneladas de alimentos da União Europeia

No Lidl, estamos comprometidos com o combate ao desperdício alimentar. Através do programa “Realimenta” fazemos chegar, a quem mais precisa, produtos em perfeitas condições de consumo, higiene e segurança alimentar. Com este programa exercemos responsabilidade social dupla: contribuímos para o combate à fome e para a redução do desperdício alimentar.

Em 2022, o Lidl doou 3,7 mil toneladas de alimentos, ajudando mais de 330 mil pessoas. 

Implementámos também o conceito “Bom demais para deixar para trás!”, através do qual é atribuído 50% de desconto a produtos que se estejam a aproximar da data de validade, potenciando a sua compra e evitando o seu possível desperdício. Em 2 anos, foi evitado o desperdício de quase 7 milhões de unidades de frescos, pão, carne e peixe fresco. 

Em 2022, o Lidl doou 3,7 mil toneladas de alimentos, ajudando mais de 330 mil pessoas. 

“Mãos à Sobra” – Série de combate ao desperdício alimentar no canal do YouTube do Lidl

Todos os meses, no canal do YouTube do Lidl, o Miguel Telles (Tuga Na Cozinha) e a Rita Tapadinhas (Planta Choice) juntam-se para partilharem ideias de receitas para cozinhar sem desperdiçar. Não sabe o que fazer com as sobras do jantar? Não sabe o que fazer com os restos das frutas? Os lacticínios são sempre esquecidos no fundo da prateleira do frigorifico? Então esta é a série certa para melhorar a vida na sua cozinha e evitar o desperdício.