Branded Content interativo e relevante

voltar

O camião do lixo tem diferentes compartimentos em função dos resíduos?

Um dos grandes mitos acerca da reciclagem é que o camião do lixo mistura tudo aquilo que recolhe nos diferentes ecopontos. E o grande problema dos mitos é que são rapidamente difundidos, tornando-se credíveis e difíceis de clarificar.
Certamente muitas pessoas já terão deixado de reciclar por considerarem que o camião do lixo mistura tudo no mesmo compartimento. É falso.

Existem veículos de recolha seletiva que permitem recolher papel e plástico sem que o material se misture. Chamam-se veículos bi-compartimentados.

Existem veículos de recolha seletiva que permitem recolher papel e plástico sem que o material se misture. Chamam-se veículos bi-compartimentados.

Apesar de, aparentemente, depositarem materiais diferentes no mesmo compartimento, a verdade é que existem sub-compartimentos distintos. Quer isto dizer que estes camiões transportam os materiais devidamente separados. Só assim a reciclagem pode ser realizada nas condições perfeitas, e sem “contaminação”.

Existem veículos que permitem recolher papel e plástico sem misturas

O mito de que “os camiões misturam tudo” difundiu-se de tal forma que já foram lançadas várias campanhas de esclarecimento. A Resinorte, do Grupo EGF, lançou, em 2020, um vídeo explicativo sobre o tema.

Tendo em conta os impactos negativos da poluição, é importante que sejam criadas soluções inovadoras de promoção da sustentabilidade, bem como ações de sensibilização para o tema. Os veículos de recolha bi-compartimentados são exemplo de uma forma eficaz de otimizar a recolha e transporte de resíduos para posterior reciclagem, bem como de redução de custos do tratamento dos mesmos – eliminam a necessidade de separar manualmente os materiais.
Uma outra vantagem deste tipo de veículos, em comparação com os camiões de recolha tradicionais, é o facto de exigirem menos viagens para transportar os materiais até ao destino.

É muito importante que mitos como este sejam esclarecidos para reforçar a participação dos cidadãos na reciclagem.

Através da reciclagem, poupamos energia, preservamos os recursos naturais do nosso planeta e reduzimos a quantidade de resíduos em aterros sanitários. Porém, importa não esquecer que este é um processo que envolve responsabilidade – a separação “errada” de determinados materiais pode contaminar lotes inteiros. Nesse sentido, quando tiver dúvidas, não hesite em contactar a Linha da Reciclagem.