voltar

Bernardo Simões de Almeida

Greta Thunberg é uma viajante do tempo financiada por George Soros?

19 Jun 2024 - 09:00
Desde o começo do seu ativismo, que Greta Thunberg, a jovem ativista sueca contra as alterações climáticas, causou um enorme impacto à escala global. E quanto mais a sua luta se tornou mediatizada, logo começaram a aparecer notícias ou afirmações que a acusavam de ser financiada e controlada por interesses obscuros.
desastre

Em causa está uma fotografia de Greta Thunberg feita em 2019, em que esta aparece ao lado do multimilionário húngaro George Soros na rede social X (ex Twitter), igualmente divulgada num artigo publicado num website sueco, em que se afirma o controlo da jovem sueca por parte das elites.

Este artigo foi de imediato desmentido pela sucursal italiana da revista americana Wired, enquanto a fotografia (e conclusões decorrentes) foram analisadas pela AFP (Agence France Press) que investigou a origem da fotografia, também encontrada num site humurístico francês. O artigo da AFP tem links para a rede social Facebook, na qual surge a mesma fotografia manipulada.

Dois anos depois, em 2021, também a Reuters publica um artigo confirmando a informação da AFP, mostrando a fotografia original de Greta Thunberg ao lado do ex vice-presidente e ativista climático americano Al Gore.

Desde o começo do seu ativismo, que Greta Thunberg, a jovem ativista sueca contra as alterações climáticas, causou um enorme impacto à escala global.

A detenção de Greta Thunberg foi falseada pela própria?

Em causa está um protesto em janeiro 2023, contra a expansão de uma mina de carvão em Lützerath, uma vila a 34km de Acchen, cidade da região oeste da Alemanha, ao qual a ativista se juntou, culminando detida pela polícia alemã, com forte presença de órgãos de comunicação social.

Um post do instagram, com o título “Video proves Greta Thunberg is a crisis actor” alegava que a detenção teria sido um golpe de teatro, orquestrado pela própria.

Um outro vídeo, mas no Facebook e via TikTok, fazia a mesma alegação. Uma das possíveis razões apontadas para este logro, como relata o Daily Mail era o riso de Greta Thunberg no ato da sua detenção.

De acordo com o site de fact check Lead Stories a detenção existiu, muito embora ninguém tenha sido preso. Dana Zimmermann, porta-voz da polícia da cidade de Aachen, confirmou ao Lead Stories que tanto ela como os outros polícias no local, não eram atores e que, tanto Greta Thunberg como outros membros do grupo de protesto, tiveram de entregar as suas informações pessoais à polícia, mas nenhuma acusação foi apresentada.

Também o Politifact, um site dedicado a fact checks, alertava para a falsidade desta afirmação e apresentava uma lista de diversas fontes para justificar esta alegação. Tal como a BBC, que publicou um artigo a confirmar as declarações da polícia alemã.

Convém recordar o facto de Greta Thunberg ter já sido detida em vários países, por participar em protestos, sem nunca se pôr em causa a veracidade destes acontecimentos. Por exemplo, em outubro do ano passado, foi detida por ter participado num protesto contra a indústria do petróleo. O caso culminou num julgamento em queGreta Thunberg foi considerada inocente. E já este ano, em maio, foi de novo detida por ter participado num protesto pro-Palestina no seu país natal, realizado na cidade de Malmö.

A fotografia original de Greta Thunberg ao lado do ex vice-presidente e ativista climático americano Al Gore, que serviu de base à manipulação.

Greta Thunberg é uma viajante do tempo?

Uma outra controvérsia à volta da ativista sueca tem a ver com uma fotografia de 1898, que gerou um debate sobre a possibilidade de Greta Thunberg ser uma viajante no tempo.

Embora esta controvérsia não esteja ligada ao seu trabalho de ativismo, não deixa de ser uma prova do impacto que a jovem de 21 anos tem hoje no mundo. Sobre esta verdadeira teoria da conspiração a AFP demonstrou a origem da fotografia, com parecenças físicas visíveis, muito embora a imagem original tenha sido tirada no Canadá, em 1898 por ocasião da febre do ouro em Klondyke, enquanto Greta Thunberg nasceu em 2003 na Suécia.

Também a ABC fez uma investigação sobre esta temática, obtendo o mesmo resultado e confirmando a falsidade da alegação sobre a teoria que a ativista pudesse ser uma viajante no tempo.