voltar

Pureza Fleming

É mais eficiente, barato e sustentável lavar a loiça à mão que na máquina?

2 Feb 2024 - 10:00
É comum afirmar-se que é melhor lavar à loiça à mão que na máquina, mas de acordo com a ciência, a segunda opção é geralmente a mais económica a vários níveis: gasta menos água, é mais eficaz em termos da qualidade da lavagem e dá muito menos trabalho.
falso

Foi exatamente esta a conclusão de um estudo realizado por investigadores da Universidade de Michigan, e publicado na revista Environmental Research Communications. Segundo o estudo, a maneira mais eficiente em termos de energia e de poupança de água para lavar a loiça é, sim, recorrendo às máquinas de lavar, sobretudo quando comparado com a lavagem manual.

Concluiu-se, por exemplo, que a lavagem manual pode produzir mais de cinco mil quilogramas de gases de efeito de estufa durante 10 anos, enquanto que, para o mesmo período, uma máquina de lavar loiça pode emitir pouco mais de dois mil quilogramas.

Além disso, lavar à mão implica um gasto muito mais elevado de água, na ordem do dobro da  necessária para a máquina da loiça.

lavar à mão implica gastar o dobro da água necessária a uma lavagem na máquina de loiça.

As máquinas são todas semelhantes, mas poderão ter algumas diferenças entre si, pelo que, em primeiro lugar deve consultar o manual de instruções para começar a usar a máquina de uma forma eficiente, sempre cumprindo algumas regras básicas como:

  • Colocar a máquina a funcionar apenas quando esta estiver cheia;
  • Evitar a desnecessária pré-lavagem;
  • Deixar algum espaço entre as peças de loiça, sobretudo os pratos;
  • Colocar os copos, tigelas, panelas e taças virados para baixo;
  • Deixar as peças de maior dimensão colocadas na prateleira de baixo;
  • Respeitar o espaçamento estabelecido no cesto dos talheres.