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Pureza Fleming

Três aplicações que nos ajudam a escolher marcas de moda e cosmética mais sustentáveis

13 Mar 2024 - 10:00
A procura por marcas que priorizam as práticas sustentáveis tornou-se um propósito para os consumidores mais preocupados e atentos às questões do ambiente. E apesar do muito que se fala sobre o gigantesco impacto da denominada fast fashion, na hora de comprar é por vezes difícil distinguir as marcas com princípios éticos das demais. Felizmente, a tecnologia dá uma ajuda nesse sentido, tornando esta busca mais acessível e informada.

Apresentamos uma seleção de três aplicações dedicadas a facilitar a transição para um consumo mais sustentável:

GOOD ON YOU

Fundada em 2013 por Sandra Capponi e Gordon Renouf, dois empreendedores australianos com ligação à indústria da moda, a Good On You é uma aplicação de pesquisa que permite descobrir quão sustentáveis são as práticas de determinada marca.

Esta app classifica as marcas numa escala de ‘Evitamos’ a ‘Excelente’ e sugere alternativas com estilos semelhantes que tenham uma classificação de sustentabilidade melhor para experimentar.

Atualmente, é a maior dentro deste género e é apoiada pela ativista e atriz britânica Emma Watson, que a elogia: “a Good On You é minha referência para moda sustentável. Permite-me, por exemplo, que quando tenho uma oportunidade de falar sobre a minha escolha de roupa, tenho uma história mais relevante para contar. Isso torna-se muito poderoso.”

O sistema de classificação da app leva em consideração os abusos aos direitos humanos, o desperdício e a poluição de uma marca. São igualmente pesquisados os efeitos que tem sobre todos os trabalhadores ao longo da cadeia de abastecimento.

Tal inclui “políticas e práticas sobre trabalho infantil, trabalho forçado, segurança do trabalhador, liberdade de associação (direito de se juntar a um sindicato), igualdade de género e pagamento de um salário digno.”

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THINK DIRTY

Esta aplicação foi lançada já há 11 anos, pela canadiana Lily Tse em 2012 e desde então tem sido por diversas vezes reconhecida como uma das melhores no setor de beleza e cosméticos, pela informação que presta aos consumidores.

A ativista, que antes trabalhava como diretora de arte em publicidade para clientes como MoMA, MIT ou Mercedes-benz, criou-a após descobrir que alguns produtos químicos presentes em cosméticos poderiam causar o aparecimento de cancro.

Através da app, é possível digitalizar produtos de beleza ou de saúde e descobrir quais os ingredientes presentes. Estes são listados e organizados em categorias como “Sujo”, “Meio a Meio” ou “Limpo”.

Esta classificação é baseada no conteúdo químico dos produtos e na toxicidade dos ingredientes.

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BETTER WORLD SHOPPER

Este projeto tem como compromisso tornar os dados ambientais e sociais das diferentes marcas acessíveis aos consumidores, com o objetivo de os educar e informar.

A base de dados contém informações sobre mais de duas mil empresas, que vão muito além da indústria da moda. Este tipo de transparência permite aos consumidores fazer escolhas com base nos seus princípios e decidir de forma mais consciente sobre como e onde irão gastar o seu dinheiro.

A app classifica as empresas nas cinco categorias de Direitos Humanos, Meio Ambiente, Proteção Animal, Envolvimento Comunitário e Justiça Social.

É inspirada e funciona como uma versão online do livro The Better World Shopping Guide, de Ellis Jones,

Faça o download aqui

O sistema de classificações destas aplicações leva em consideração temáticas como direitos humanos, direitos dos trabalhadores, bem estar animal, desperdício, poluição, materiais usados ou ingredientes prejudiciais à saúde.

Estas aplicações representam não apenas uma resposta à crescente demanda por moda sustentável, mas também uma revolução na forma como os consumidores fazem as suas escolhas, que se pretendem cada vez mais conscientes.

Ao oferecerem informações transparentes e acessíveis, capacitam os utilizadores a alinhar o seu estilo de vida com valores éticos e ambientais.

Faça o download agora e comece a trilhar o caminho para um consumo mais sustentável, onde cada decisão reflete um compromisso tangível com um futuro.