voltar

Pureza Fleming

Mykor: esta empresa quer reduzir o impacto ambiental da construção com um produto feito em Portugal

16 Mar 2024 - 10:00
O setor da construção é atualmente responsável por quase 40 por cento das emissões globais de carbono, sendo cerca de um quarto deste valor resultado da fabricação de materiais. Foi esta a realidade alarmante que inspirou a fundadoras da Mykor a criarem esta empresa inovadora, cuja missão é reduzir o impacto da indústria de construção recorrendo a painéis de isolamento revolucionários alimentados por biotecnologia e feitos de resíduos industriais e micélio.

As fundadoras da Mykor não são apenas empreendedoras, são também visionárias com habilidades complementares, pois Olivia Page traz consigo um profundo conhecimento em arquitetura e materiais de construção, enquanto Valentina Dipietro é uma especialista em design de produtos e desenvolvimento de materiais. Juntas, lançaram a Mykor em 2021.

O produto principal da Mykor é o MykoFoam, um painel de isolamento acústico e térmico de micélio. Fabricado em Portugal, este produto oferece emissões negativas de carbono, ou seja remove mais emissões de CO2 do que dispersa, um feito notável na luta contra as mudanças climáticas. Composto por resíduos industriais renováveis, micélio e química verde, o MykoFoam é também é resistente ao fogo e à humidade.

Testes rigorosos em laboratórios certificados mostraram que o MykoFoam não só compete economicamente com opções de isolamento convencionais, como também as supera em desempenho e impacto ambiental.

Fabricado em Portugal, o Mykofoam é um produto que oferece emissões negativas de carbono, um feito notável na luta contra as mudanças climáticas.

Ao optar por MykoFoam, os consumidores não estão apenas a investir em eficiência energética e conforto, mas também a contribuir para uma abordagem mais consciente do meio ambiente. E ao desviar os resíduos industriais do caminho da incineração, a Mykor promove também uma economia mais circular e sustentável.

Além dos benefícios ambientais, há também vantagens económicas tangíveis ao optar pelo MykoFoam: uma casa de 100m2 em Portugal pode economizar, segundo a empresa, até 535€ por ano em custos de energia, em comparação com um edifício não isolado. Além disso, os espaços interiores beneficiam da regulação da humidade e da redução de bolor, criando um ambiente mais saudável e confortável para os habitantes.