Segundo a mais recente pesquisa de Voz do Consumidor da PwC, uma das maiores empresas de consultadoria do mundo, os consumidores estão cada vez mais dispostos a priorizar a sustentabilidade nas suas decisões de compra, mesmo que isso signifique um aumento dos preços. Os resultados demonstraram que quase 4/5 dos consumidores não se importam de pagar mais por produtos produzidos ou adquiridos de forma sustentável.
A pesquisa, que contou com a participação de mais de 20 mil consumidores de 31 países e territórios, destaca que 85% dos entrevistados têm experiências diretas com os efeitos das mudanças climáticas, motivando assim uma integração crescente de práticas sustentáveis nos seus hábitos de consumo.
Apesar da inflação e o aumento do custo de vida, mais de 80% diz-se disposto a pagar mais por produtos sustentáveis. Também os hábitos dos consumidores revelaram mudanças, como fazer compras conscientes, modificar hábitos alimentares ou adotar opções de transporte mais amigas do ambiente.
![](https://greenefact.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/05/moda-sustentavel-scaled.jpg)
Apesar da maioria dos consumidores não se importarem de pagar mais por produtos sustentáveis, essa percentagem diminui à medida que os rendimentos aumentam.
Consumo Verde: Tendências e Gerações
Um outro estudo foi mais fundo e revelou que os consumidores mais ricos não são os mais interessados em práticas ecológicas.
A pesquisa, levado a cabo pelo Squared Circles, um site de moda e tendências com foco na sustentabilidade e num consumo mais consciente, concluiu que, embora mais da metade dos inquiridos esteja disposta a alterar o seu estilo de vida para apoiar a sustentabilidade, essa percentagem diminui quando se trata de pagar mais por produtos amigos do ambiente, especialmente entre os de maior rendimento.
O relatório, divulgado no final do passado mês de abril e partilhado pelo site Business Of Fashion, declara que mais de metade dos 3 mil inquiridos estão dispostos a fazer mudanças no seu estilo de vida para apoiar a sustentabilidade: “Sessenta e quatro por cento dos participantes afirmaram que ‘reconhecem a necessidade de comprometer o modo como vivemos para garantir a sustentabilidade’”, lê-se.
A percentagem, porém, diminui quando se trata de pagar preços mais elevados por produtos e práticas sustentáveis, especialmente entre os consumidores com rendimentos mais elevados. Se por um lado, os inquiridos da Geração X se mostraram particularmente cautelosos em relação aos produtos sustentáveis, os mais jovens admitiram estar mais dispostos a gastar nesse sentido. Apesar de tudo, a maioria dos consumidores não está aberta a sacrificar a qualidade em prol da sustentabilidade, revela o estudo.
![](https://greenefact.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/05/moda-sustentavel-3-scaled.jpg)
As mensagens para um consumo mais sustentável tardam em passar nas camadas da população com maior poder de compra.
Segundo o estudo, 52 por cento dizia-se disposto a pagar 10 por cento mais por um produto sustentável. Mas ao excluir as respostas de quem tem um rendimento familiar inferior a 100 mil dólares, a percentagem cai para menos de metade, situando-se nos 45 por cento.
“Quanto mais rico é o consumidor, mais ele analisa, curiosamente, como gasta o seu dinheiro” disse Lukas Derksen, co-fundador da Squared Circles ao Business Of Fashion.
A pesquisa dividiu a Geração X em quatro grupos psicográficos: Maximalistas Conscientes, Ativistas Passivos, Desinteressados e Meios Modestos. Os Maximalistas Conscientes, grupo dominado pela Geração X, foi 27 por cento mais propenso a concordar que “os produtos sustentáveis não correspondem às expectativas”. O segmento mais jovem mostrou-se mais disposto a gastar em sustentabilidade do que todos os outros grupos etários pesquisados.
De acordo com o artigo publicado no Business Of Fashion, entre o perfil Ativistas Passivos, composto principalmente por indivíduos entre os 18 e os 45 anos, 76 por cento acreditam que uma empresa deve poder cobrar 10 por cento extra por um produto sustentável, e 70 por cento estão dispostos a comprá-lo.
Contudo, uma área de sustentabilidade em que a maioria dos consumidores afirmou não estar disposta a fazer sacrifícios é a qualidade: somente 35 por cento afirmaram estar dispostos a comprar um produto com desempenho inferior se fosse mais sustentável.
![](https://greenefact.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/05/moda-sustentavel-2-scaled.jpg)
Mais de 80 por cento dos adultos na Grã-Bretanha relataram ter mudado o estilo de vida para enfrentar questões ambientais.
Mapeando o Bem-Estar Sustentável
Há mais de uma década que o Office for National Statistics (ONS) recolhe dados sobre o bem-estar para medir o progresso no Reino Unido.
Estas Medidas Nacionais de Bem-Estar (UK MNW) abrangem uma ampla gama de informações, recolhendo dados sobre a saúde física e mental e a vida profissional dos indivíduos, as opiniões das pessoas sobre as suas comunidades locais e, a nível nacional, também sobre ambiente.
E segundo um destes últimos estudos, realizado entre maio e junho de 2023, 86,5% dos adultos na Grã-Bretanha relataram ter mudado o estilo de vida para enfrentar questões ambientais.
Esta e outras perguntas, sobre o nível de satisfação com serviços públicos, como a polícia, tribunais, saúde e educação, foram adicionadas para compreender melhor os comportamentos e atitudes da população do Reino Unido, que revelou ter atualmente as questões ambientais como uma das suas preocupações mais prementes.