voltar

Miguel Judas

7 erros comuns quando se faz a reciclagem

14 Jan 2024 - 10:00
Separar o lixo é cada vais uma realidade, mas ainda são muitos os erros que se cometem na hora de o colocar no contentor certo. Aqui ficam alguns dos mais comuns e o que podemos fazer para os evitar.

1 – Colocar os pacotes de leite e de sumos no ecoponto azul

Apesar das denominadas embalagens ECAL (para Alimentos Líquidos) serem feitas de cartão, contém no seu interior plástico e alumínio, pelo que devem ser colocadas no ecoponto amarelo, indicado para este tipo de materiais e não no azul, somente destinado a papel e cartão. E o mesmo acontece com as embalagens de esferovite, tantas vezes colocadas por engano no mesmo ecoponto amarelo.

Pacotes de leite e de sumo devem ser colocadas no ecoponto amarelo

2 – Todo o papel é reciclável

Apesar da extensa lista de papel e derivados que pode ser colocado no ecoponto azul (fotocópias, embalagens de cartão, revistas e jornais, sacos, envelopes, papel de embrulho ou o interior dos rolos de papel de cozinha e higiénico), outra igualmente vasta é necessária para o que não pode ser lá depositado. É o caso do papel vegetal, dos lenços e guardanapos, do papel de cozinha e higiénico, das fraldas descartáveis (por incrível que pareça por vezes ainda aí são colocadas) e das omnipresentes caixas de pizza, cujo cartão não pode ser reciclado por ter sido contaminado com gordura, que deverá ir para o lixo comum, como todos os restantes exemplos.

As caixas de pizza não podem ser recicladas por terem resíduos alimentares

3 – Todo o vidro é igual

Não, não é. E o famoso “vidrão” também não é o destino para tudo o que é feito de vidro. Por exemplo, o vidro de janelas partidas, de travessas e copos ou das lâmpadas não deve ser lá colocado. Nem espelhos ou loiças e cerâmicas. Neste caso e à exceção das lâmpadas, que devem ser depositadas em contentores próprios, tudo o resto deverá ir para o lixo comum. No “vidrão” só entram mesmo garrafas, frascos e boiões, ou seja embalagens de vidro.

As lâmpadas devem ser depositadas em contentores próprios e nunca no “vidrão”

4 – Colocar cápsulas de café no ecoponto amarelo

Sim as cápsulas ou são de plástico ou de alumínio, materiais que por norma vão para o ecoponto amarelo, mas como neste caso estão contaminados com as borras do café, que permanecem no seu interior, acabariam por contaminar todo o resto lá anteriormente colocado. Entretanto, algumas marcas de café já fazem a recolha para reciclagem destes resíduos, tanto nas respetivas lojas como ao domicílio.

As cápsulas de café não podem ser recicladas por estarem contaminadas com as borras

5 – Pequenos eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos também vão para o ecoponto amarelo

Mais uma vez não, mas neste caso também não é para deitar no lixo comum e muito menos para deixar na rua. Há diversos pontos de recolha para este tipo de lixo, normalmente junto a áreas comerciais e no caso de eletrodomésticos de maior dimensão algumas câmaras têm locais específicos de recolhas mediante marcação ou em determinados dias da semana. O mesmo se passa com as pilhas, que devem ser colocadas num contentor próprio, popularmente conhecido como “pilhão” e habitualmente colocado junto a grandes superfícies comerciais.

Devido aos seus múltiplos componentes, muitos deles tóxicos, os pequenos eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos devem ser colocados num ponto de recolha próprio

6 – Lavar as embalagens e os sacos de plástico e de alumínio antes de os colocar no ecoponto

Na verdade é só um desperdício de água, porque o processo de reciclagem de latas, garrafas e embalagens destes materiais incluem a lavagem e limpeza de todos os possíveis fatores contaminantes dos mesmos, o que inclui gordura, restos de alimentos ou resíduos de detergentes, por exemplo. O mesmo se passa com os sacos de plástico, que basta serem escorridos antes de seguirem para o ecoponto.

O processo de reciclagem de latas, garrafas e embalagens incluem a lavagem e limpeza de todos os contaminantes

7 – É necessário retirar as tampas

Neste caso depende do material e do tamanho. Se forem feitas do mesmo material que a embalagem principal e tiverem um tamanho inferior a 50 milímetros, devem ser colocadas no mesmo ecoponto. É o caso das garrafas de plástico, por exemplo. Já as tampas de plástico ou metal dos frascos de vidro devem ser separadas e colocadas no ecoponto amarelo.

Se forem feitas do mesmo material e tiverem um tamanho inferior a 50 milímetros, as tampas devem ser colocadas no mesmo ecoponto