Branded Content interativo e relevante

voltar

Mobilidade Elétrica em ascensão

Em janeiro de 2023, existiam 5,4 milhões de automóveis em circulação em Portugal.

Desse valor, 59,1% correspondem a veículos a diesel, 36,8% a gasolina, 0,8% são elétricos e 0,7% híbridos. Os restantes 2,6% são movidos a gás natural e a GPL. 

Nos últimos dois anos registou-se uma evolução de 149% na aquisição de veículos elétricos

A percentagem de carros elétricos pode parecer baixa, mas a verdade é que revela um crescimento acentuado. Nos últimos dois anos registou-se uma evolução de 149% na aquisição destes veículos e, atualmente, Portugal ocupa o 10º lugar no ranking dos 27 países da União Europeia. 

 

Veículos elétricos vendidos em Portugal

 

 

 

Segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), o aumento do interesse nos carros elétricos deve-se ao fator  poupança, aos incentivos fiscais, e à preocupação com uma mobilidade mais ecológica. 

O Parlamento Europeu aprovou, em fevereiro de 2023, a interdição de venda de automóveis ligeiros novos com motor de combustão interna, incluindo híbridos, até 2035.

A data foi decidida de modo a garantir zero emissões destes transportes até 2050, partindo do princípio de que os carros têm um tempo de vida útil de 15 anos (ainda que, tecnicamente, os carros elétricos só sejam zero emissões se a produção de eletricidade não incluir a queima de combustíveis fósseis)

Em 2024, de acordo com a Mobi.E, (Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica) os pontos de carregamento deverão chegar os 10 mil, em Portugal.

O Parlamento Europeu aprovou a interdição de venda de automóveis ligeiros com motor de combustão até 2035

O veículo elétrico é um meio de transporte mais limpo do que o veículo de combustão convencional. Segundo dados da União Europeia, a eletricidade proveniente de energias renováveis vai aumentar no futuro, o que faz com que os carros elétricos se tornem ainda menos prejudiciais para o ambiente.

Contudo, para que exista uma utilização eficiente dos veículos elétricos, é necessária uma rede que apoie esta mobilidade. É que o veículo elétrico funciona através do carregamento de uma bateria. Esta armazena a energia que é usada pelo motor.

Como resposta, a PRIO disponibiliza uma vasta rede de pontos de carregamento em Portugal. Além disso, a energia fornecida através do cartão PRIO Electric tem como origem apenas fontes 100% renováveis e sem custos acrescidos para os clientes.