A União Europeia traçou o objetivo de ter um impacto climático neutro até 2050. Para tal, precisa de eliminar a dependência de combustíveis fósseis e promover a produção de formas de energia mais sustentáveis, limpas e eficientes.
O mercado já apresenta soluções verdes que estão a ganhar cada vez mais destaque no campo da mobilidade.
Surgem cada vez mais projetos de investigação e industriais ligados aos biocombustíveis.
Existe um crescimento na procura de veículos elétricos e também nas soluções para as necessidades de carregamento das baterias.
A PRIO disponibiliza uma vasta rede de postos de carregamento com energia elétrica verde, ou seja, com origem em fontes renováveis.
Surgem cada vez mais projetos de investigação e industriais ligados aos biocombustíveis.
A Entidade Nacional para o Setor Energético indica que os combustíveis disponíveis no mercado nacional têm já incorporados o FAME, o HVO, o bioetanol e o bio-ETBE nos combustíveis rodoviários. O FAME e o HVO como substitutos do gasóleo e bioetanol e bio-ETBE como substitutos da gasolina.
Neste sentido a PRIO desenvolveu o ECO Diesel (com 15% de energia renovável) e Zero Diesel 100 (com 100% de energia renovável) e o Zero Diesel (HVO).
A descarbonização poderá também passar pelo hidrogénio verde
A descarbonização poderá também passar pelo hidrogénio verde. Este é um combustível a utilizar nos veículos FCEV sendo maioritariamente produzido a partir de água e energia renovável. Como a sua utilização não emite CO2 para a atmosfera e tem um excelente vetor energético é considerado um dos combustíveis do futuro.
Os combustíveis sintéticos são uma outra opção para acabar com a dependência dos combustíveis fósseis. Neste universo, destaque para os e-fuels, que são produzidos tendo por base a captura de CO2 e a produção de hidrogénio verde.
Para o futuro, a aposta deverá ser na utilização de várias formas de energias nas diferentes formas de mobilidade, complementares entre si, e, assim, conquistar uma maior sustentabilidade.