{"id":5033,"date":"2024-04-11T09:00:00","date_gmt":"2024-04-11T09:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/greenefact.sapo.pt\/?post_type=descodificador&p=5033"},"modified":"2024-04-10T14:32:06","modified_gmt":"2024-04-10T14:32:06","slug":"quais-os-conceitos-chave-relacionados-com-a-desinformacao-climatica","status":"publish","type":"descodificador","link":"https:\/\/greenefact.sapo.pt\/descodificador\/quais-os-conceitos-chave-relacionados-com-a-desinformacao-climatica\/","title":{"rendered":"Quais os conceitos-chave relacionados com a desinforma\u00e7\u00e3o clim\u00e1tica?"},"content":{"rendered":"
\n \n
\n
\n \n <\/div>\n
\n \n\n\n\n \n\n\n\n\n\n<\/svg>\n<\/a>\n\n <\/div>\n
\n A desinforma\u00e7\u00e3o clim\u00e1tica refere-se a conte\u00fados distorcidos ou enganosos que p\u00f5em em causa a exist\u00eancia ou os impactos das altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas, a influ\u00eancia das atividades humanas nas altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas e a necessidade de uma a\u00e7\u00e3o urgente em conformidade com os objetivos definidos no Acordo de Paris, o qual pretende evitar um aquecimento global superior a 1,5 graus ou, no m\u00e1ximo, dois graus Celsius.
\r\n <\/div>\n\n
\n <\/div>\n <\/div>\n<\/div>\n\n\n\n
\n
\n
\n

De acordo com a Climate Action Against Disinformation <\/i>(CAAD), uma coliga\u00e7\u00e3o de Organiza\u00e7\u00f5es N\u00e3o-Governamentais que luta contra a desinforma\u00e7\u00e3o sobre o clima, a partilha destes conte\u00fados distorcidos ou enganosos visa diminuir a confian\u00e7a na ci\u00eancia do clima, nas institui\u00e7\u00f5es, nos cientistas e nas solu\u00e7\u00f5es centradas no clima, ao deturpar dados cient\u00edficos e ao divulgar falsamente os esfor\u00e7os de apoio aos objetivos clim\u00e1ticos.<\/p>\n

 <\/p>\n

Estes s\u00e3o alguns conceitos-chave relacionados com a desinforma\u00e7\u00e3o sobre o clima:<\/p>\n

Greenwashing<\/i><\/b> \u2013 \u00e9 uma t\u00e9cnica de marketing que se aproveita das preocupa\u00e7\u00f5es ambientais e das express\u00f5es ecol\u00f3gicas comummente usadas para transmitir que o produto \u00e9 verde, sustent\u00e1vel e\/ou amigo do ambiente. Pretende-se associar quem o produz a boas pr\u00e1ticas ambientais, promovendo falsas solu\u00e7\u00f5es para a crise clim\u00e1tica que distraem e atrasam a\u00e7\u00f5es concretas e cred\u00edveis.<\/p>\n

Por exemplo, a Natural Allies for a Clean Energy Future<\/a> rotulou o g\u00e1s natural, que iria substituir o carv\u00e3o, como \u201ca melhor maneira de reduzir as emiss\u00f5es, atingir os objetivos clim\u00e1ticos e alimentar o nosso futuro de forma fi\u00e1vel, limpa e acess\u00edvel\u201d. Contudo, o g\u00e1s natural n\u00e3o deixa de ser um combust\u00edvel f\u00f3ssil, cuja queima \u00e9 a principal respons\u00e1vel pelas altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas.<\/p>\n

Outros exemplos de greenwashing<\/i> incluem:<\/p>\n