A distância física não as travou. Foi em 2020, no meio do caos e da transformação de um mundo em confinamento, que Marta Cerqueira, jornalista com mais de dez anos de experiência, e Lígia Gomes, formada em Ciências Farmacêuticas, Antropologia e Desenvolvimento Sustentável, se conheceram virtualmente, no programa de aceleração de startups para mulheres focadas em ideias para combater a crise climática. De um ecrã para o outro, identificaram valências complementares, valores coincidentes e uma missão comum: educar para um mundo mais sustentável.
Hoje formam a dupla por detrás da Peggada (termo que remete para pegada ecológica), um projeto que nasce com uma plataforma online que liga negócios sustentáveis a consumidores em busca de alternativas que respeitem o planeta e as pessoas. Com mais de 600 negócios listados – de hotéis a lojas de artigos em segunda mão – e uma biblioteca com mais de 700 artigos sobre sustentabilidade, oferece uma agenda de eventos e uma curadoria criteriosa de informações e recursos. Receitas, dicas e notícias são outros conteúdos oferecidos pela dupla.
“A Peggada nasceu desde a sua base com o intuito de democratizar o acesso à informação sobre sustentabilidade, seja através do site, das redes sociais, ou do trabalho que vamos desenvolvendo com empresas e com pessoas”, explica Marta Cerqueira à Green eFact.

Marta Cerqueira e Lígia Gomes conheceram-se virtualmente no programa de aceleração de startups para mulheres focadas em ideias para combater a crise climática.
Quatro anos corridos, a Peggada desdobra-se em mais serviços. Para empresas, cria conteúdo para sensibilização interna dos colaboradores (como newsletters, guias de boas práticas, rubricas em plataformas internas, por exemplo), disponibiliza espaço de publicidade para iniciativas ligadas ao universo da sustentabilidade; e organiza workshops e conversas temáticas, com muitas dicas úteis.
Exemplos não faltam: workshops como “Cozinha Sem Desperdício”, que ensinam a maximizar o uso de alimentos e reduzir o lixo, ou “Maternidade Sustentável”, pensado para preparar ensinar os pais os truques para reunirem um enxoval e hábitos quotidianos mais amigos do ambiente.
Todos os serviços refletem o objetivo maior: facilitar o acesso a escolhas sustentáveis e demonstrar que pequenas mudanças podem gerar grandes impactos.
Não se pode desvalorizar o poder do passa a palavra – é, afinal, assim que a mudança acontece. “As pessoas com quem trabalhamos vão passar o que aprenderam nos nossos workshops e através do conteúdo que escrevemos para as suas casas e famílias. Tudo isto funciona em rede”, remata Marta Cerqueira.