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Pureza Fleming

A indústria da moda pode ser sustentável?

9 Jan 2024 - 10:00
A interação entre moda e sustentabilidade destaca um paradoxo intrigante: enquanto a moda se rende à inovação e à novidade, a sustentabilidade abraça a ideia de reutilização e continuidade.

Dados da Columbia Climate School indicam que esta indústria consome anualmente uma quantidade imensa de 93 mil milhões de toneladas métricas de água limpa, equivalente a metade do consumo anual dos americanos.

O cultivo de algodão, em particular, é um grande consumidor de água. Por exemplo, a produção de um único par de jeans pode requerer entre 7.500 a 10.000 litros de água, uma quantidade que uma pessoa levaria uma década para consumir.

De acordo com um artigo do Público sobre este tema: “O impacto ambiental das indústrias têxteis e de vestuário começa logo na produção das matérias-primas. O couro e as fibras naturais (seda, algodão, lã) são os materiais com maior impacto, mas o mesmo material pode ser mais ou menos nocivo para o ambiente, dependendo de o seu cultivo ser intensivo ou mais sustentável”.

A produção de um único par de jeans pode requerer entre 7.500 a 10.000 litros de água

Além disso, a produção de algodão envolve o uso de pesticidas e inseticidas, poluindo o solo, enquanto o escoamento desses produtos em campos de algodão fertilizados transporta nutrientes em excesso para corpos de água, causando eutrofização e a proliferação de algas.

Segundo um relatório da Quantis intitulado “Measuring Fashion“, o aumento projetado da classe média global até 2030, com três mil milhões de pessoas adicionais, resultará num crescimento de 65% no consumo de moda. A busca pela sustentabilidade na moda é assim um desafio complexo, mas são já muitas as iniciativas que estão a ser adotadas nesse sentido.

O aumento projetado da classe média global até 2030, com três mil milhões de pessoas adicionais, resultará num crescimento de 65% no consumo de moda.

Eis algumas formas através das quais a moda pode ser (um bocadinho) mais sustentável:

Materiais Sustentáveis: Optar por materiais orgânicos, reciclados ou inovadores que tenham menor impacto ambiental.

Produção Responsável: Adotar práticas de fabricação éticas, como condições de trabalho justas e seguras, além de minimizar o desperdício de recursos.

Consumo Consciente: Incentivar os consumidores a comprar de maneira consciente, escolhendo peças duradouras e intemporais em vez de seguir tendências demasiado efémeras.

Reciclagem e Upcycling: Promover a reciclagem de roupas e acessórios, bem como o upcycling, transformando itens antigos em novos produtos.

Transparência na Cadeia de Suprimentos: Fornecer informações claras sobre a origem e o processo de fabricação dos produtos, permitindo que os consumidores façam escolhas informadas.

Inovação Tecnológica: Investir em tecnologias inovadoras, como impressão 3D e biotecnologia, de maneira a reduzir a pegada ambiental da produção de moda.

Também na moda é necessário incentivar os consumidores a comprar de maneira consciente

Embora a moda sustentável esteja a ganhar destaque, é importante reconhecer que alcançar a total sustentabilidade pode ser um desafio. A indústria da moda enfrenta pressões relacionadas com custos, demanda por novas tendências e a rápida produção em massa.

No entanto, com a consciencialização crescente e o apoio dos consumidores, a esperança é que a indústria continue a avançar a passos largos em direção a práticas mais sustentáveis e assim preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo que promove condições de trabalho éticas.